sexta-feira, janeiro 04, 2008

RESPOSTA AO SR. EIRA-VELHA...

Desconhecendo o significado do termo "bera", recorri então ao meu Dicionário da Lingua Portuguesa, da Porto Editora.

Bera, adj. que parece bom, mas não é; falso. (Do antr. al. Baer que, por 1908, inundou Lisboa e Porto de pedras falsas).


Na minha perspectiva, ou bem achava que eu era um ser maravilhoso, e ficou desiludido com o que leu anteriormente, ou então esta a chamar-me de falsa.
Na primeira hipotese, não vejo outra solução senão lhe dar os meus pêsames (acredite que por vezes também fico profundamente desgostosa comigo própria).
Na segunda, as coisas modificam-se: não soufalsa. Sim, já fui hipocrita e continuo a sê-lo por vezes, por interesse profissional ou social: tem que ser! E não me venha com lérias, todos somos mais ou menos hipocritas consoante as ciscuntâncias. Já imaginou se alguma vez eu chegasse à dizer tudo o que acho daquele labrego de colega da minha comarca, na cara dele?... não pode ser. Pois não...
Agora falsa, não. Nunca fui. A falsidade implica a falta de honestidade nos sentimentos. Gosto ou não gosto, não engano ninguem.


1 comentário:

Eira-Velha disse...

É sempre um privilégio aparecer na primeira página, mesmo tartando-se de um blog.
Só é pena que não o seja pelas melhores razões. De facto, algo falhou na comunicação. Eu também não fui ver o dicionário da Porto Editora. Diz-me o senso comum que o termo "bera" é sinónimo de mau. E consultando outra fonte confirma-se isso. A minha ideia era transmitir, de forma algi divertida, que a autora do blog estava a ser má para ela própria. Assim não foi entendido e pronto, assim se arranja uma inimiga.
Aproveito para retribuir os sentidos pêsames...