quarta-feira, junho 07, 2006

CIVILIZAÇÃO: ONDE?

Ontem vi a reportagem na RTP1 sobre um grupo neo-nazi português.
E quando vejo este tipo de miséria, passo por várias fases: revolta, incredulidade, nojo, desespero, e finalmente, acabo aparvalhada.
Juro que fico aparvalhada com tanta estupidez... não é estupidez, é mesmo falta (no sentido de LACUNA) de inteligência.
Nos dias de hoje, com tanta informação, tanta história, tanto contacto, tanta explicação, tanta vivência, não entendo como ainda há pessoas a pensar que existem seres humanos inferiores (e cuidado, está tudo estratificado: preto, mulato, judeo, browny, amarelo, branco escuro, branco assim-assim, branco loiro).
PORQUÊ TANTO ÓDIO? Tenho quase a certeza que às vezes, eles devem andar cansados de ter tanto ódio, de ter que dizer obscenidades. E mais, eu acho que é quase impossivel não gostar de música, de cores, de filmes, de arte. Porque é isso mesmo: como não gostar do pagodinho do Zéca? da jogada do Pélé? Como não ficar em admiração com os jardins da Babilónia, com a obra do Einstein? com a Humanidade? Não é possivel! Deve ser muito perverso auto-proibir-se de gostar de obras que se vem a saber que foram feitas por pretos, judeos ...ou árabes ...ou asiáticos... ou aztécas...ou kurdos... extrêmamente complicado.
A minha estupefacção ainda ia a meio, quando o jornalista vai a casa de um desses energúmenos, e esse apresenta uma arma de fogo do tipo daquelas do exército, e diz que está completamente legal, e que como ele, muitos "amigos" tinham em casa várias armas desse tipo...
Aí fiquei aterrorizada, juro. Já não estava a ver um merdas de um skin head, mas sim um psicopata. Como é possivel? O Sis e a PJ não andam a vigiá-los? Eu só espero que sim.
Enquanto advogada e fervorenta apoiante dos Direitos Humanos, não deveria dizer isso, mas por tudo o que já vi (e mais particularmente em França, com o FN), essas criaturas não deveriam ter oportunidade de falar em público, de ser filmadas, de se exprimir. E muitos deles deveriam já estar num hospício.
Valha-nos Deus!

1 comentário:

pisconight disse...

Eu também vi essa mesma reportagem e fiquei de boc a aberta quando ele disse que todas as familias deveriam ter em casa uma arma como a dele (...arma de fogo do tipo daquelas do exército...), enfim...
Porque é que se perde tempo de antena com gajos assim?
;)