quinta-feira, dezembro 10, 2009

Fim de tarde de feriado...

No feriado decidimos ver um filme recente: Julie&Julia, penso que é esse o título. O filme em si, não tinha nada de especial, em termos artísticos ou técnicos, mas devolveu-me a vontade de cozinhar (porque sim, entretanto, 3 anos de casamento, alteraram esse desejo, que passou a ser a maior parte do tempo uma corvée... uma obrigação sem tirar nem por...).
Aliás, comecei por ter fome, e lembrar-me de como gosto da cozinha e mais especialmente da gastronomia francesa (digo, repito e assino por baixo: se não fosse a minha mãe, penso que já não teria ideia do que poderia ser um Cassoulet ou uma Choucroute).
Levantei-me do sofá, fui cortar umas grandes tranches (ou fatias) de broa caseira, feita pela mãe da minha cara metade (já alguma vez mencionei que odeio a palavra «sogra»?), passei-as pela frigideira com um pouquinho de azeite. Entretanto, noutra frigideira, com um pouco mais de azeite, fiz revenir alho com duas latas de atum ao natural; deixei que o atum tomasse uma cor diferente, e introduzi 4 tomates bem maduros cortados aos cubos, coentros, pimento verde (ou vermelho) às tirinhas e uma pitada de paprika. Deixei marinar durante uns minutos e coloquei a preparação por cima das tranches com uma azeitona para enfeitar. Et voilà!
Estava divinal. Acompanhamos isso com um resto de espumante que ainda tínhamos.

3 comentários:

M disse...

Eu também quero uma casa só pra mim!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Merveilleux! Gostei deste filme, aparte o grande desempenho de Meryl Streep, que dispensa comentários, o que mais me agradou foi o desafio de Julie de confeccionar as 524 receitas do livro de Julia Child. Para quem, como eu, gosta de cozinhar, este filme é sem dúvida uma fonte de inspiração.
Quanto à gastronomia francesa, apesar de não ser das minhas favoritas, acho que deve ter pratos maravilhosos e a avaliar pela receita que aqui publicas, é mesmo de ficar com água na boca. Parece-me bem..mnhamm...mnhamm!

Rubia disse...

qquer dia vou à tua casa, e pa pagar a estadia, faço um coq au vin...