terça-feira, novembro 06, 2007

Estudo, logo...V

Hoje, não sei lá porquê lembrei-me do meu professor de escola primária! M. Pietri! Transpirava a Corsega! Meio árabe, meio capo da Máfia, este homem, era o "terror tranquilo". Quando olhava para nós com aqueles olhinhos pretos, só queriamos esconder-nos, desaparecer... alguma coisa não estava bem. Era de poucas palavras, e o tom era grave e baixo. Parece cliché, mas é verdade. Mandava-nos somente com um gesto ao quadro, cruzava as pernas encima na mesa dele, e fazia as perguntas... muito devagarinho, de um tom quase ameaçador. Erávamos, claro que erávamos, e ele, sempre com o mesmo tom, sugeria, ajudava paternalmente a vítima.
Um dia, "esqueci-me" de fazer os meus deveres de francês, porque tinha a mania que já sabia ler (o meu pai fez-me o "favor" de me ensinar a ler antes de entrar na Primária)... ele, certamente que já me tinha topado! Como não seria! Um capo manhoso daqueles!... mandou-me ler o exercício que haveria de ter feito. Catástrofe! Sufoco! Ia morrer!... quando lhe disse que me tinha esquecido, retorquiu que queria ter uma reunião com os meus pais, e fez questão de precisar que era com os DOIS. Ora, quem conhece o meu pai, sabe que nem ele nem a minha mãe são sopa; mas o meu pai é mais sopa com o pote todo de piri-piri! Ninguem imagina, o quanto quis fugir nessa altura, o quanto me senti perdida: que maldade! que crueldade! Ele sabia! Sabia que CERTAMENTE o meu pai, esse pai latino, ditaria a minha sentença!...
Isso aconteceu uma manhã. Lembro-me de andar apagada o dia inteiro, e quase no fim da tarde, mandou-me ao quadro, para resolver um problema de matemática. Em situação normal, estaria cheia de medo, mas nessa altura já nada me importava, já nada temia, em comparação com o que me esperava. Resolvi o imbróglio de matemática, e já de regresso à minha mesa, disse-me: " Vá lá, já nem mereces que chame os teus pais!"...
...
...
Sentei-me, sorri, e os meus amigos saborearam comigo o desenlace do MEU problema!
E dele, sempre guardei essa imagem de muito respeito, e de grande saber.

Sem comentários: