segunda-feira, agosto 29, 2005

ROMARIA!


Ontem fomos à Romaria de S. João D'Arga em família (primo, mana e madrinha)!

Como descrever tal festa?... seria mais próximo duma Queima das Fitas (Coimbra oblige) versão local people. É muito animado, tem muito que beber e comer (o famoso cabrito), e amontoa gente de todas as faxas étárias, de todos os níveis e condições sociais... e também de todo o mundo (depois de ver ingleses a dancarem o VIRA, acho que já estou preparada para ver tudo...). Isto é a romaria que mais sucesso tem no nosso pequeno país. E daí a minha reflexão de ontem (depois de beber uma "malguinha de vinho morangueiro" na tasca/tenda do TONE): por que razão esta romaria atrái tanta gente num espaço tão pequeno (insignificante?)? Mais, essa romaria é tão conhecida e tão antiga, que já é candidata a pratrimónio mundial (quem diria...)

....Só que tenho que me insurgir contra certas práticas que têm vindo a emergir num sítio tão típico: O NOSSO FAMOSO SOTAQUE !!! Os tasqueiros e romeiros de cá de cima tem vindo a alterar a sua maneira (tão querida) de falar POR CAUSA DA MOIRADA BETOLÂNDIA de lá de baixo, que acha um piadão a estas festas tão "local people"e daí que assistimos a cenas (no mínimo ridículas): "É da XXIC?... Quer vinho VVVVVranco?" (isso depois de verem a minha mana a tirar fóto à tasca)... "olhe eu num VVVevo vinho, eu toueee a bender, mas num vvvvevo vinho... só Às vezes".... "tome lá 1 cheirinho de bagaço com mel, lá em Lisboa num há, minha senhora" (isso dito à minha tia que faz parte do "jet 7" caminhense... hehehe)

3 comentários:

Pedro@Bruxelles disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro@Bruxelles disse...

É no mínimo um crime "assular" o sotaque nortenho e mais ainda o raiano. Os dicionários deviam incluir expressões tipicamente luso-galaicas, como "Ala" ou "Auguinha" e trocar todos os "v" por "b". E mais: o sotaque raiano também devia ser património mundial, já para não falar da foda de Monção!

Anónimo disse...

Que belo mergulho no Portugal profundo. Já recomposta da bela malguinha de morangueira?Uuuuuhhhhh.