Ontem fomos à Romaria de S. João D'Arga em família (primo, mana e madrinha)!
Como descrever tal festa?... seria mais próximo duma Queima das Fitas (Coimbra oblige) versão local people. É muito animado, tem muito que beber e comer (o famoso cabrito), e amontoa gente de todas as faxas étárias, de todos os níveis e condições sociais... e também de todo o mundo (depois de ver ingleses a dancarem o VIRA, acho que já estou preparada para ver tudo...). Isto é a romaria que mais sucesso tem no nosso pequeno país. E daí a minha reflexão de ontem (depois de beber uma "malguinha de vinho morangueiro" na tasca/tenda do TONE): por que razão esta romaria atrái tanta gente num espaço tão pequeno (insignificante?)? Mais, essa romaria é tão conhecida e tão antiga, que já é candidata a pratrimónio mundial (quem diria...)
....Só que tenho que me insurgir contra certas práticas que têm vindo a emergir num sítio tão típico: O NOSSO FAMOSO SOTAQUE !!! Os tasqueiros e romeiros de cá de cima tem vindo a alterar a sua maneira (tão querida) de falar POR CAUSA DA MOIRADA BETOLÂNDIA de lá de baixo, que acha um piadão a estas festas tão "local people"e daí que assistimos a cenas (no mínimo ridículas): "É da XXIC?... Quer vinho VVVVVranco?" (isso depois de verem a minha mana a tirar fóto à tasca)... "olhe eu num VVVevo vinho, eu toueee a bender, mas num vvvvevo vinho... só Às vezes".... "tome lá 1 cheirinho de bagaço com mel, lá em Lisboa num há, minha senhora" (isso dito à minha tia que faz parte do "jet 7" caminhense... hehehe)
3 comentários:
É no mínimo um crime "assular" o sotaque nortenho e mais ainda o raiano. Os dicionários deviam incluir expressões tipicamente luso-galaicas, como "Ala" ou "Auguinha" e trocar todos os "v" por "b". E mais: o sotaque raiano também devia ser património mundial, já para não falar da foda de Monção!
Que belo mergulho no Portugal profundo. Já recomposta da bela malguinha de morangueira?Uuuuuhhhhh.
Enviar um comentário