Ontem dei por mim a ver um programa - Españoles en el Mundo - em que um dos protagonistas, um espanhol qu estava a viver em Bogotá e fazendo as honras da casa, por assim dizer , decide levar a equipe de reportagem da TVE1 a um espectáculo de tauromaquia, na arena principal de Bogotá.
Queria mudar de canal, porque sou contra esse tipo de espectáculo. Penso que deveriam ser proibidos, que é pura crueldade, que um povo dito civilizado, no século XXI, não pode fechar os olhos numa uma tradição destas.
Mas não consegui mudar de canal. Assisti por completo à féria, à lide, à "dança" do toureiro, ao derrame do sangue e finalmente à morte do bicho. Tive prazer. É terrivel porque é uma questão fundamental para mim, um princípio de vida!
Ainda me lembro do tempo em que, de férias em Portugal, a RTP e a sua homologa TVE passavam regularmente corridas, normalmente pelas 15h ou 16h, altura em que almoçavamos ao voltar da praia, com o meu primo e a minha irmã, e não faltávamos uma! Adorávamos! Gostava tanto que ainda me lembro do meu pai castigar-me mandando-me para o meu quarto e proibindo-me de ver a corrida na TV! Como é possivel?...
Assim vivo esse dilema, que me fere de vergonha porque queria no mínimo sentir repulsa. Mas mais parece um sentimento de prazer impossivel de deixar de sentir, como se estivese "imprimido" no meu subconsciente. Não sei explicar.
Sem comentários:
Enviar um comentário