segunda-feira, outubro 26, 2009

Da inversão do ónus do zelo...

«Tenha lá paciência!»...
...
Fui às Finanças, hoje pelas 14h30, porque eles fecham às 16h, e porque notificada em casa para efectuar um pagamento e €250,00 até ao 25/XI, e porque não percebia patavina das continhas que lá tinham feito, nem os valores que lá apareciam (parece que me reembolsaram um dia, um valor de mais ou menos 3500 euros em sede de IRS, isso conforme aquilo que estava escrito).

Apresento-me então ao Serviço de Finanças da Parvónia, e peço explicação ao Sr. que nem me indica a cadeira em frente para me sentar. Muito educado (sou eu que te pago o salário, c****o). Digo-lhe simplesmente, que recebi os seguintes avisos, e que bem tentei entender os valores (em data de 2006) e as contas, mas nada a fazer, não entendo mesmo, e que queria então uma explicaçãozinha de Sua Excelência (isso do Sua Excª, já sou eu aqui a aldrabar, prometo).

Sento-me deliberadamente e com estrondo na cadeira em frente a Excelência, e espero. Afirma-me que não percebe o que fez a colega, e que foi certamente erro da mesma, considerando «que há cá um reboliço desde dos milhentos processos de contra-ordenação que se lançaram...».
Foi aí que ele disse a frase fatídica: «Tenha lá paciência e impugne isso...»
Até me fugiu o chão debaixo dos pés.
«Paciência?!Porquê? Com quem? Quem me paga o tempo despendido em vir aqui pedir explicação porque nem sei bem quem poderá entender essa notificação, quem me paga o tempo despendido na redacção da impugnação? Isso tudo por causa de um erro SEU?! EU TENHO QUE TER PACIÊNCIA OU CONDESCENDÊNCIA CONSIGO PORQUÊ?! É meu pai? é meu familiar? meu amigo? MEU CLIENTE? Por eu ser advogada talvez??... »
Escusado dizer que quem era a doida varrida a transpirar no meio da repartição, era eu.

3 comentários:

Edgar V. Novo disse...

Vivemos num Estado cada vez mais bandido.

É uma triste constatação, mas é a verdade.

M disse...

Mas afinal... impugnaste?

Rubia disse...

claro q n! tas ma ver a pagar custas e ir essa m**** pa tbnal?... reclamação graciosa of course...e a ber bamos!