quinta-feira, janeiro 29, 2009

oh pááááá..........................



Estou farta deste boca aberta!!!
Ligo a TV: «(...) ah e tal, melhor jogador do mundo é português (...) as gajas no mundo inteiro andam malucas com ele(...)ah e tal, ele merece(...)»
Compro aquela porcaria do Expresso (juro que compro por quase do fascículo Emprego), e vem uma merda de um DVD sobre ele (Cadeau!), aii que bom! nem sei a quem o dar, mas em casa é que não fica!

Alguem, já parou para pensar?! Alguem neste país em falência, pode explicar ao pessoal, que este parolo é analfabeto, ignorante e cheio de óleo (a sério que me mete nojo quando aparece na TV: escorre óleo por todo lado)?!! Será que ninguem é capaz de dizer abertamente que não é uma boa imagem para Portugal lá fora (a não ser po Beef que conhece Portugal através de Quarteira)?!
É que não sei se já repararam, querem meter-nos o gajo pelos olhos dentro! Á força! Começa por programas especiais em casa dele, continuam com DVD e artigos de revistas e acaba com a família e as namoradas ! Essas, graças ao Divino, são à imagem dele: umas *utas (não aquelas da rua, porque por essas, tenho muito respeito ...). Sim! *utas ditas de luxo (nem sei porque se chamam assim, visto que *uta é *uta). Alguem acredita que aquela Nereida, não era paga?! Ou aquela loura meia espanhola também, que nem me lembro o nome?....
E a família... ai Senhor... Credo... não há vergonha: nem sei o que será pior, se a bocarra da mãe a aparecer em tudo o quanto é sítio na Tv, se a irmã que imagina que canta, se a outra (?) irmã que acha que é estilista, ou se o ex-cunhado que é empresário dele... enfim, quero ver a família dele quando ele já não ganhar um tostão furado.
Apesar de tudo, esse gajo parece que é uma estrela que imensa gente adora e que acha que ele é O modelo.....................................................................................................................................
É de morrer.................................................................................................................................
Chego a pensar que não sou deste planeta, e sinto-me muito só.........................................

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Um peu de douceur dans un monde de brutes....

QUERO FUGIR...


HOJE, estou num dia «NÃO»:

- Deixem-me em paz!



- Não me perguntem nada!



- Não me falem!

Nem me apetece sair à rua para almoçar, nem mesmo comprar uma sandes e voltar para o escritório. Se pudesse, e se nao tivesse tanta fome (aquilo que dá mau estar e que provoca ainda mais frio), ficava mesmo por aqui a ler um livro (estou a «iniciar-me» no José Luis Peixoto) rentinha ao radiador... e fechava tudo, para ninguem querer me «chatear»....e nao atendia ao telefone... e não pensava em mais nada: nem nas minhas obrigações, nem nos erros alheios, nem mesmo na minha vida.






Nesses dias, acredito que devia empenhar-me por fazer outra coisa na minha vida profissional... qualquer coisa completamente diferente, e claro... viver noutro país.




segunda-feira, janeiro 26, 2009

A Revelação...


Se hoje sou cristã, é certamente devido a Paulo de Tarso. Falo da minha fé cristã, não como daquela que herdei dos meus pais (da minha mãe se formos justos), mas daquela que me converteu verdadeiramente, ainda adolescente.

Claro, tive as minhas dúvidas e rejeições... até houve o afastamento durante uns tempos (um ano?).
Mas voltei, e aconteceu exactamente como o cliché do filho pródigo.

Percebi que o tempo dos homens, não é o relógio de Deus, que apesar de tudo o que nos avassala no quotidiano, se confiarmos cegamente Nele, viveremos uma vida digna desse nome.

Na conhecida 1ª Epístola aos Coríntios, Cap. 13, S. Paulo fala numa linguagem simples e acessível de quem percebeu o que afinal é tão óbvio. Nunca me esquecerei do dia em que ouvi esse poema:

Quand je parlerais les langues des hommes et des anges, si je n'ai pas d'amour, je suis un airain qui résonne, ou une cymbale qui retentit.
13.2
Et quand j'aurais le don de prophétie, la science de tous les mystères et toute la connaissance, quand j'aurais même toute la foi jusqu'à transporter des montagnes, si je n'ai pas l'amour, je ne suis rien.
13.3
Et quand je distribuerais tous mes biens pour la nourriture des pauvres, quand je livrerais même mon corps pour être brûlé, si je n'ai pas d'amour, cela ne me sert de rien.
13.4
L'amour est patiente, il est plein de bonté; l'amour n'est point envieux; l'amour ne se vante point, il ne s'enfle point d'orgueil,
13.5
il ne fait rien de malhonnête, il ne cherche point son intérêt, il ne s'irrite point, il ne soupçonne point le mal,
13.6
il ne se réjouit point de l'injustice, mais il se réjouit de la vérité;
13.7
il excuse tout, il croit tout, il espère tout, il supporte tout.
13.8
L'amour ne périt jamais. Les prophéties prendront fin, les langues cesseront, la connaissance disparaîtra.
13.9
Car nous connaissons en partie, et nous prophétisons en partie,
13.10
mais quand ce qui est parfait sera venu, ce qui est partiel disparaîtra.
13.11
Lorsque j'étais enfant, je parlais comme un enfant, je pensais comme un enfant, je raisonnais comme un enfant; lorsque je suis devenu homme, j'ai fait disparaître ce qui était de l'enfant.
13.12
Aujourd'hui nous voyons au moyen d'un miroir, d'une manière obscure, mais alors nous verrons face à face; aujourd'hui je connais en partie, mais alors je connaîtrai comme j'ai été connu.
13.13
Maintenant donc ces trois choses demeurent: la foi, l'espérance, l'amour; mais la plus grande de ces choses, c'est l'amour.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Da guerra no Sec XXI...

Uns porque tem um «direito histórico» outros porque já aí estavam, aquela parte do globo que chamamos Israel e Territórios Palestinianos é o palco contínuo de miséria: miséria humana, moral, ética e muito mais. Ninguém tem razão, e nem dá para escolher seriamente um «lado». Repito: é miserável; é degradante para o ser humano.
Alimenta-se dos dois lados o ódio ao semelhante, querendo impor a sua religião - porque é disso que se trata, afinal - Talvez a partilha correcta do territorio em questão resolvesse o problema de vez: de um lado a Palestina, de outro Israel, e pronto, problema resolvido - afinal faz sentido os Territórios Palestinianos estarem divididos?! -.
Really?... Talvez não, mas se uns assumissem a sua própria nacionalidade e não deixassem que vizinhos se intrometessem , e se outros deixassem de tratar «os outros» abaixo de cão no dia-a-dia (tal como os próprios foram tratados várias vezes na Historia e pelo mundo fora), então, o mundo ficaria bem melhor.
Ou talvez seja somente o meu «lado» fleur bleue a falar...

quarta-feira, janeiro 07, 2009

FELIZ ANO 2009!!!...


Não sei se é porque se houve falar em crise continuamente, mas tenho o feeling de que vai ser um ano fantástico para mim.

Explico-me: o ano é sempre mais benéfico para mim, quando tudo parece estar num caos... [é... eu sei... não tem lógica].

Este ano não tomei novas resoluções, porque que tenho que manter as antigas e porque também tenho um projecto «secreto», que por definição, não posso aqui divulgar.

Muito mais estranho ainda, é o facto de eu ter perdido o medo, aquele sentimento que muitas vezes me obstruia a passagem ou os meus actos (até os mais comuns). Não tenho mais medo, nem vergonha.

Este novo estado de espirito deveu-se a uma (pequena) reflexão que me surgiu durante o Natal [um presente do(s) Deus(es)...]: se pessoas como Dias Loureiro, Santana Lopes, MFL, J. Sócrates (claro) [lista não exaustiva] não tem nem um pinguinho de vergonha na cara, e o povinho continua a votar neles ou a não se revoltar, eu, euzinha, isenta e idónea, vou ter medo de fazer algo ou vergonha de alguma coisa?! É o que faltava!

Afinal, a vida não passa dum show de marretas...